terça-feira, 4 de março de 2014

EZEQUIEL, Cap. 14, Vers. 6

Paz e Graça para todos,

 Hoje vamos falar um pouquinho desse "pequeno", mas verdadeiro e difícil versículo do Livro de Ezequiel:

" Portanto, dize à casa de Israel: Assim diz o Senhor JEOVÁ: Convertei-vos dos vossos ídolos, e desviai o vosso rosto de todas as vossas abominações".

Pronto...aí está o "pequeno" versículo. Pequeno porque é curtinho mesmo. rapidinho a gente lê. Mas, de uma imensa verdade e dificuldade prática na nossa vida diária.

A primeira mensagem de Deus: " Convertei-vos dos vossos ídolos" - Irmãos, quantos ídolos temos? o que na verdade são ídolos para nós? quem  ou o que estamos idolatrando ao longo de nossa vidas? será que apenas os adoradores de imagens são idólatras? Creio que não. Aliás, posso afirmar que não.

O fato de não possuir uma imagem de um santo não quer dizer que não haja idolatria em outras áreas de nossas vidas. Quer ver? vamos lá.... Apego excessivo ao dinheiro, a avareza, o carro que possuímos, as pessoas que reverenciamos, o professor que tanto admiramos, os pastores que são alvo de absoluta adoração, o esportista preferido, o cantor que tanto gosto, o melhor amigo(a)...e tantos e tantos outros exemplos que poderia citar aqui.

Não estou dizendo agora para a gente não gostar das coisas que possuímos ou das pessoas amigas..vamos com calma. Idolatria é toda adoração excessiva, é tudo aquilo que fazemos por algo ou alguém que suplanta o amor de Deus. É quando dispensamos a este algo ou a alguém uma importância tamanha, que muitas vezes nos faz deixar a Deus em segundo plano. Todas as vezes que isso acontece, podemos dizer que é uma espécie de idolatria.

Entenderam agora porque ele traz uma grande verdade? Porque muitas vezes não nos achamos idólatras, não nos reconhecemos como tal. Muitas vezes até por não conseguirmos identificar em nosso comportamento diário essa idolatria tão corriqueira e cultural, que até parece uma coisa natural. Então aí reside o grande mistério: como posso me converter de um  comportamento que eu estava praticando e nem me dava conta que estava idolatrando? Agora você já sabe. Nada pode ser maior do que Deus. Ele vem primeiro. Tudo é para Ele.

A segunda parte do Versículo "desviai o vosso rosto de todas as vossas abominações" traz também uma grande dificuldade: Desviar-nos dos nossos pecados, pois viver sem pecado é extremamente difícil, porque temos uma natureza pecaminosa já na essência. Viver na prática do Evangelho, buscando de fato sermos a imagem e semelhança de Deus, é tarefa das mais penosas. Quantas vezes somos egoístas até com coisas pequenas? Quantas vezes somos grosseiros e ríspidos com nossos amigos e familiares? Até que racionalmente conseguimos controlar o nosso agir, mas e as nossas reações? como reagimos quando algo nos frusta?

É importante essa reflexão porque sofreremos as consequências de todos os nossos atos, ações, pensamentos e obras irmãos. Deus vai nos requerer isso, concorda?

Agora, pela sua imensa Graça e Misericórdia, mesmo imerecidamente, Ele nos perdoa. Quando reconhecemos que somos falhos, que somos carne, ao nos quebrantarmos diante de Deus, Ele perdoa. E ao pedirmos o seu perdão, reconhecendo as nossas falhas e abominações, procuramos não cometer os mesmos erros. Surge aí então a grande transformação do evangelho em nossa vida diária. O que eu fazia antes que desagradava ao meu Deus, hoje sou capaz de reconhecer e procuro não repetir. Morre o velho "Eu".

Vamos orar juntos, apresentando ao Senhor a minha vida e a sua vida também. Vamos pedir que o nosso Pai nos ajude a sermos pessoas melhores a cada dia. Para que Ele limpe do nosso coração e varra de nossas vidas tudo aquilo que não lhe agrada e não lhe pertence. Só a sua Graça e Misericórdia poderão de fato fazer isso por nós, amém?

Fiquem com a Paz de Deus.

Até breve.