terça-feira, 1 de março de 2011

2 CORÍNTIOS, CAP. 12, VERSOS 9 e 10

Boa noite a todos.

A palavra de hoje encontra-se em segunda Coríntios, cap. 12, versos 9 e 10, que diz:

"E DISSE-ME: A MINHA GRAÇA TE BASTA, PORQUE O MEU PODER SE APERFEIÇOA NA FRAQUEZA. DE BOA VONTADE, POIS, ME GLORIAREI NAS MINHAS FRAQUEZAS, PARA QUE EM MIM HABITE O PODER DE CRISTO.
PELO QUE SINTO PRAZER NAS FRAQUEZAS, NAS INJÚRIAS, NAS NECESSIDADES, NAS PERSEGUIÇÕES, NAS ANGÚSTIAS, POR AMOR DE CRISTO. PORQUE, QUANDO ESTOU FRACO, ENTÃO, SOU FORTE".

Essa carta é a segunda carta que Paulo escreve à Igreja em Coríntios para defender a sua posição como apóstolo e para alertar ao novos fiéis que muitas histórias falsas eram contadas para tirá-los do caminho de Deus, já que eram novos convertidos na Fé.

Nesse capítulo escolhido, Paulo fala sobre o espinho que tinha na carne e que muito o incomodava, e que lhe foi dado por Deus para que Paulo não se exaltasse e nem se gloriasse a si próprio por receber revelações de Deus. Mesmo com todo o sofrimento que o espinho lhe causava, Deus o exaltava e lhe concedia vitórias. Ainda que Paulo pedisse que Deus o livrasse desse espinho, isso não lhe foi concedido, exatamente porque Deus queria mostrar a Paulo e a todos nós que mesmo no sofrimento, conseguiremos a vitória desejada.

Quando estamos fracos e dependentes de Deus buscamos mais a Ele. Aí sim, nos tornamos verdadeiramente fortes por estarmos em Sua presença e na Sua dependência. Por isso, muitas vezes, Deus nos permite provas que até nos parece demasiadamente penosas e difíceis, para que aprofundemos as nossas orações e aumentemos a nossa "intimidade" com Ele.

Perceba que, quando tudo vai muito bem em nossa vida, tendemos a querer prosseguir sozinhos, como se nós nos bastassemos a nós mesmos. Deus vai ficando para segundo plano. Oramos rapidamente (quando oramos, quando o sono não nos vence primeiro), não louvamos, ou louvamos muito menos, esquecemos de agradecer a Deus o dia que tivemos, vamos a um único culto por semana (e olhe lá) e assim vai.

Assim, que sejamos sempre fracos na dependência de Deus. Não fracos para passarmos eternamente por provas. Mas fracos no sentido que o versículo quer dar exatamente para as nossas vidas. Sempre fracos para sermos sempre fortes.

Se na bonança, continuarmos "fracos" na dependência de Deus, aí sim, seremos fortalezas para as potestades.

Fiquem na benção de Deus.

10 comentários:

  1. Respostas
    1. Pregador Everaldo, que a Palavra sempre possa nos edificar e fortalecer. Obrigada pelo comentário. fique na Paz.

      Excluir
  2. Paz, sou novo na fé mas dentro de mim existe uma chama queima de vontade de pregar o evangelho estava tentando entender esse texto, com essa sua esplanada entendi bem obrigado que o senhor contenue vos abençoando e derramando ainda mas sabedoria e conhecimento da palavra amém! Peço oração pela minha vida Deus sabes se tudo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém Gleidson, Deus abençoe a sua caminhada na fé. Busque ainda mais, que o Espírito encherá o seu coração, falará e profetizará pela tua boca.
      Grande abraço

      Excluir
  3. Paz, sou novo na fé mas dentro de mim existe uma chama queima de vontade de pregar o evangelho estava tentando entender esse texto, com essa sua esplanada entendi bem obrigado que o senhor contenue vos abençoando e derramando ainda mas sabedoria e conhecimento da palavra amém! Peço oração pela minha vida Deus sabes se tudo.

    ResponderExcluir
  4. Obrigado em no nome do senhor Jesus e sempre bom entendermos de varias formas a santa e gloriosa palavra de DEUS .

    ResponderExcluir
  5. Muito bom,gostei muito.
    Bem explicado .

    Deus abençoe a sua vida.

    ResponderExcluir
  6. Muito bom,gostei muito.
    Bem explicado .

    Deus abençoe a sua vida.

    ResponderExcluir
  7. Alegria de viver em Cristo!
    Deus abençoe nossas vidas.

    ResponderExcluir